7 dicas de marketing digital para micro e pequenas empresas

O número de pessoas que fazem compras na internet cresce cada vez mais. E, por isso, é cada vez mais importante investir no marketing digital. Há diversas maneiras de desenvolvê-lo em micro e pequenas empresas.

7 dicas de marketing digital para micro e pequenas empresas 

O número de pessoas que fazem compras na internet cresce cada vez mais. E, por isso, é cada vez mais importante investir no marketing digital. Há diversas maneiras de desenvolvê-lo em micro e pequenas empresas. 

Para ajudar nisso, aqui vão 7 dicas: 

1 – Oportunidades 

É importante estar sempre atento ao público-alvo e identificar aquilo que ele deseja ou procura. Assim, é possível determinar quais são as suas expectativas sobre um determinado produto ou marca, onde ele pode ser encontrado e o porquê de sua necessidade. Há diversas ferramentas online que ajudam a conseguir esse tipo de informação de uma forma mais ágil e eficiente. 

2 – Ter um bom site 

O site é a vitrine da empresa online, sendo que a maior parte das ações de marketing digital desenvolvidas direcionam o cliente até ele. Os comentários em outras plataformas e cartões de visitas podem ajudar a trazer um maior tráfego para o site. Ao encontrar um site bem estruturado e que ofereça maior facilidade de navegação, o consumidor se sentirá mais encorajado a fazer negócio. 

3 – Apresentar bom conteúdo 

O consumidor deve se sentir ligado a marca e, por isso, algumas empresas possuem um blog para escrever sobre: o produto ou serviço oferecido, o mercado de trabalho, oferecer dicas ou qualquer outra coisa que seja de interesse para ele. Proporcionar um bom conteúdo e compartilhar boas informações ajuda no encaminhamento de visitantes até o produto e/ou serviço. 

4 – Investir no SEO 

O SEO é essencial para qualquer empreendedor que deseja se manter perto dos velhos clientes e chamar a atenção de novos. Assim, ele deve estar presente durante todo o processo de construção da estratégia de marketing digital das micro e pequenas empresas. O marketing precisa de ações que coloquem o negócio em destaque durante os resultados orgânicos dentro do maior site de buscas. 

5 – Redes sociais 

As redes sociais são importantíssimas para um desenvolvimento positivo do marketing digital. Nos dias de hoje, as pessoas passam grande parte do dia conectadas à elas. Assim, essa é uma ótima forma de interagir e atrair clientes. Nesse caso, o ideal é encontrar um especialista que ajude a ter uma interação correta e achar a rede social correta também. 

6 – Marcar presença na internet 

Além do site, é preciso marcar a presença da empresa na internet construindo perfis nas principais redes sociais. A quantidade de pessoas que falam, compram e trocam online é cada vez maior. 

Além disso, as redes sociais também servem para ouvir os clientes e encontrar formas de melhorar a demanda. Por isso, não é possível ficar de fora, pois poderá perder bons consumidores. 

7 – Plano de marketing 

Um plano de marketing é tão necessário quanto um plano de negócios. Para começar, é preciso avaliar questões externas e internas que podem otimizar os trabalhos dentro da empresa. Ele vai ajudar a lidar com o comportamento de compra dos consumidores e os concorrentes no mercado. 

Sobre JR Johnson

Cristão, amante da sabedoria, pai de 1 menina e 1 menino.

Empreendedor digital e sargento controlador de tráfego aéreo. Fui missionário voluntário em Hiroshima – Japão por 2 anos e meu sonho é voltar lá pra rever o povo que amo tanto.

Apaixonado por marketing digital, por massagem e pelo Recife. Curto séries, musculação, Paladins, passear na minha NC 700 e conhecer lugares novos.

Me sinto feliz em poder ajudar as pessoas. Um fraternal abraço a todos!

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