Como se Tornar um Trabalhador Autônomo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Hoje em dia conseguir um emprego pode ser uma tarefa bastante complicada, sendo muitos os fatores que influenciam de forma negativa para a contratação de novos funcionários pelas empresas, como a crise que o Brasil enfrenta atualmente e ainda as diversas exigências pedidas para cada cargo, o que diminui as chances de contratação de novos funcionários.

Mas, isso não deve ser uma limitação para quem tem sonhos, ou ainda para quem mesmo preparado para o mercado, sente que não é preparado o suficiente para ser contratado e sim gerar seu próprio trabalho e quem sabe no futuro novos empregos, sendo assim um trabalhador autônomo.

Mas, você sabe no que se configura a atividade do trabalhador autônomo, como se tornar um e quais as principais atividades mais valorizadas hoje em dia na categoria? Se não, está no post certo. Vamos descobrir!

O trabalhador autônomo

O trabalhador autônomo é aquele profissional que desenvolve as suas atividades profissionais de forma totalmente individual, sem estabelecer nenhum tipo de ligação a qualquer que seja o empreendimento ou chefia, sendo, portanto, o seu próprio chefe no ambiente de trabalho.

Algumas pessoas chegam a confundir a atividade do profissional autônomo do profissional liberal e do microempreendedor, mas eles exercem atividades de forma distinta, e isso iremos explicar melhor no tópico a seguir.

Quem trabalha como autônomo pode ser um profissional que desenvolve atividades de forma regulamentada em profissão, como é o caso de nutricionistas, por exemplo, e ainda os que não tem formação específica, mas ainda assim trabalham de forma autônoma, como é o caso de pintores, por exemplo, tendo seus direitos e deveres em ambos os casos.

Diferença entre autônomo, liberal e microempreendedor

São muitas as diferenças que se pode destacar entre os profissionais que atuam de forma autônoma, liberal e no microempreendedorismo, começando pela pessoa do negócio, sendo pessoa física e jurídica reconhecida para profissional autônomo e liberal, e já para microempreendedor apenas pessoas jurídicas.

Todos devem arcar com o pagamento de impostos, mas os profissionais autônomos não são subordinados a uma condição de hierarquia, ou seja, não tem chefia, além e não precisar ter certificações especiais, enquanto os liberais tem a possibilidade de chefia e ser vinculado a alguma entidade, incluindo ainda sindicatos, como é o caso da OAB, para advogados, precisando de certificação. Já o microempreendedor reconhecido apenas como pessoa jurídica, deve ser uma empresa, que pode ter funcionários e paga seus impostos como MEI.

Dicas de profissões de trabalho autônomo

As principais profissões que estão sendo atualmente bastante valorizadas para profissionais autônomos são as de vendedor de comidas caseiras, coach de segmentos variados, professor particular de reforço escolar, cuidador de animais de estimação, babá, organizador de eventos, entre outros.

Direitos do trabalhador autônomo

O trabalhador autônomo goza de direitos caso pague a Previdência Social, usufruindo assim dos direitos ofertados pelo INSS, sendo eles a aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações sobre nosso site e nossa região, novas empresas cadastradas, vagas de emprego, etc.

Compartilhe este artigo com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Guia Comercial Cavaleiro City

Encontrou algum bug ou erro? Por favor, nos informe!

Guia Comercial Cavaleiro City

Newsletter

Inscreva-se e receba novidades de Cavaleiro City em seu e-mail.