Empreendedorismo Feminino – Por onde Começar?

O empreendedorismo no Brasil cresceu significativamente – principalmente em momentos de crise – entre homens e mulheres de todas as idades. Se você é mulher e deseja empreender, veja como começar nesse artigo!

Empreender é ter coragem de enfrentar as oportunidades que aparecem, encontrando uma brecha no mercado e aplicando as habilidades em um novo negócio.

O empreendedorismo no Brasil cresceu significativamente – principalmente em momentos de crise – entre homens e mulheres de todas as idades. Se você é mulher e deseja empreender, veja como começar nesse artigo!

Empreendedora iniciante: comece por aqui!

Não é nada fácil deixar um emprego fixo e confiável por exemplo, e arriscar tudo em um novo negócio. Empreender não é uma receita de bolo, onde todos seguem o passo a passo e tudo dá certo.

O empreendedorismo é uma ferramenta que deve ser lapidada, desenvolvida a cada dia, baseando-se nas habilidades da pessoa. Vamos considerar as seguintes informações sobre o assunto:

Primeiras ideias

1-Deve-se listar todas as habilidades que você já possui, bem como as atividades que gosta de fazer;

2-Pesquise se há oportunidades de negócios no mercado baseados nessas habilidades;

3-Você se imagina fazendo isso todos os dias?

4-Qual é o diferencial do seu produto / serviço em relação a outros empreendimentos similares?

5-Esse será um negócio rentável?

Questões financeiras

6-O quanto você quer ganhar mensalmente?

7-Quais são as suas despesas fixas e variáveis atualmente?

8-Você possui uma reserva de emergência?

9-Faça uma pesquisa de quanto custa o seu serviço ou produto no mercado.

10-Qual será o seu produto / serviço principal oferecido?

Público alvo

A maioria das pessoas se perdem nesse quesito, pois por não saberem qual é o grupo de pessoas que se destinam os produtos e serviços, acabam não tendo uma visão específica do próprio negócio.

– Para quem é o meu negócio: mulheres e homens adultos, adolescentes, crianças, casados, solteiros, para uma faixa etária específica, etc.

– Onde está esse público alvo: na internet (redes sociais, sites, blogs), no seu bairro, na sua cidade, na faculdade onde estuda;

– Qual é a maior necessidade desse público alvo: como o seu negócio pode ajudar?

– Concorrência: quem são, como e onde atuam?

Planejamento

– Respondidas essas principais perguntas, é hora de começar a se planejar para tirar o projeto do papel;

A maioria das pessoas começa a trabalhar em casa nos primeiros meses, para poupar custos de aluguel de salas comerciais, e depois encontrarem um lugar fixo para a nova empresa;

Quando há disciplina e organização, é possível trabalhar em casa mesmo por vários anos, otimizando melhor os lucros da empresa. Mas, se o seu negócio precisa de mais espaço, comece a se planejar para conquistá-lo;

– Determine a carga horária de trabalho: de segunda a sexta-feira, aos sábados e domingos;

– Faça um plano de negócios (contendo todas as informações do seu negócio) por escrito;

– Faça cursos de capacitação: seja na sua área de atuação, ou complementares (finanças, empreendedorismo, investimentos, como lidar com as pessoas, marketing digital);

– Use as redes sociais para divulgar o seu negócio: a internet se tornou uma ferramenta eficaz para a promoção de qualquer produto e serviço. Depois desse passo a passo em busca do empreendedorismo, é hora de colocar em prática o seu negócio e se dedicar aos seus clientes.

Sobre JR Johnson

Cristão, amante da sabedoria, pai de 1 menina e 1 menino.

Empreendedor digital e sargento controlador de tráfego aéreo. Fui missionário voluntário em Hiroshima – Japão por 2 anos e meu sonho é voltar lá pra rever o povo que amo tanto.

Apaixonado por marketing digital, por massagem e pelo Recife. Curto séries, musculação, Paladins, passear na minha NC 700 e conhecer lugares novos.

Me sinto feliz em poder ajudar as pessoas. Um fraternal abraço a todos!

Cursos

Artigos Recentes

Guia Comercial Cavaleiro City

Newsletter

Inscreva-se e receba novidades de Cavaleiro City em seu e-mail.