Vivemos em um mundo onde somos estimulados o tempo todo, com propagandas visuais, auditivas e comportamentais, levando-nos a adquirir produtos, serviços e nos comportarmos de uma maneira específica. Mas por que isso acontece? Por causa dos chamados gatilhos mentais.
Como os gatilhos mentais funcionam?
O nosso cérebro age de acordo com estímulos para tomar decisões. Quem trabalha com vendas, sabe que precisa criar campanhas para atrair todo tipo de clientes, onde cada pessoa possui uma necessidade.
Vamos conhecer os principais tipos de gatilhos mentais utilizados:
1-Escassez:
O cérebro entende que quanto mais difícil for de se conseguir algo, mais valioso isso se torna. Nas estratégias de marketing, o gatilho de escassez está associado a reforçar que determinado produto está em promoção, mas disponível em poucas unidades.
2-Urgência:
Seguindo o mesmo sentido da escassez, o gatilho de urgência usa o fator tempo, como por exemplo, a promoção de um produto que está prestes a expirar – em 24 horas, dois dias e etc.
3-Novidade:
Quando uma marca famosa lança um novo produto, criando um suspense por trás da campanha de marketing, ela tem como finalidade despertar o gatilho de novidade nos clientes, fazendo-os tomar uma atitude diante da oferta.
4-Prova Social:
É o gatilho que informa aos clientes o número de pessoas que já adquiriram os produtos ou serviços de determinada marca, levando-os a não querer ficar para trás e também experimentar o produto / serviço.
5-Autoridade:
Esse gatilho é usado por marcas que são líderes do mercado onde atuam, gerando confiança e trazendo a solução adequada à necessidade do cliente.
6-Reciprocidade:
É o gatilho utilizado para de certa forma retribuir o cliente pelo valor gerado à empresa, como por exemplo enviando e-mail marketing com e-books gratuitos, relacionando-se com o cliente de forma natural e verdadeira.
7-Porque:
Esse gatilho é usado para mostrar ao cliente o motivo pelo qual ele deve escolher aquela marca, e não a da concorrência por exemplo. Ele deve conter argumentos fortes e bem convincentes.
8-Antecipação:
É o gatilho que trabalha com a expectativa do cliente, seja para o lançamento de um produto, serviço ou uma novidade extra.
9-Simplicidade:
Os argumentos utilizados no gatilho de simplicidade devem ser realmente simples, porém chamativos e reforçados, partindo-se do ponto de que menos é mais sempre.
10-Relacionando a dor e o prazer:
As marcas e empresas entendem primeiro a dor do cliente e a necessidade dele, para depois oferecerem o prazer, que é a solução para esses problemas específicos.
Campanhas de marketing bem-sucedidas, utilizam os gatilhos mentais certos
Vimos que os gatilhos mentais são bem específicos, funcionais e estratégicos. Uma boa campanha de marketing utiliza esses recursos de maneira consciente, a fim de obter os resultados desejados.
Colocar vários gatilhos mentais sem nexo algum em uma propaganda, não resultará em nada, pois o público ficará confuso com o tipo de mensagem que estará sendo transmitida. É necessário estudar cada um dos gatilhos mentais, aplicando somente os que tenham a ver com o lema, reputação e objetivo da empresa.